terça-feira, 20 de setembro de 2016

MUDAR É PRECISO



ESPAÇO DA ESQUERDA DEMOCRÁTICA DA ZONA OESTE (EDEZO)
DEFENDENDE AS CANDIDATURAS DA MUDANÇA
ABAIXO O NOSSO MANIFESTO
 
Estamos em mais um momento decisivo da política brasileira. Trata-se da disputa eleitoral em meio a uma grave crise política e econômica. Diferente de muitas forças políticas do campo da esquerda, o Espaço dos Democratas da Esquerda da Zona Oeste (EDEZO) considera a democracia um legado universal da humanidade. Por isso, não nos negamos a reconhecer nas eleições uma oportunidade de debater ideias e fazer avançar posições políticas progressistas. A via democrática é o único caminho viável para a superação desse capitalismo expansivo brasileiro que degrada o meio ambiente com fortes impactos negativos na sociedade. Reconhecemos na democracia um momento de luta pelo apoio daqueles setores da sociedade que ainda estão sob hegemonia do conservadorismo.
 
Na Cidade do Rio de Janeiro, as eleições de 2016 se realizam após ter sido palco das manifestações de 2013. Elas foram o grito dos "cidadãos" pela aplicação das conquistas sociais da Constituição de 1988 além de demonstrar que há um abismo entre os profissionais da política que "privatizaram" as ações do poder público e a sociedade. Há a necessidade de que tenhamos novos canais de participação da sociedade carioca para encaminhar realizações não atendidas pelas obras para as Olimpíadas além de enfrentar a crise financeira que se avizinha aos cofres públicos do Município da Cidade Maravilhosa. Somos uma cidade com quase meio milhão de jovens no desemprego, o que precisa ser enfrentado com um programa de incentivo a indústria cultural, por exemplo.
 
Fortes são os problemas que vivenciamos em nosso dia a dia. A começar pela dificuldade de trabalhar próximo a nossa residência, o que faz da mobilidade urbana um problema constante para o trabalhador carioca. Há saídas possíveis debatidas no meio universitário e iniciativas da sociedade como o uso da bicicleta são deixadas sem apoio do poder público. A nossa opinião é de que há uma degradação dos setores políticos que governam esse Município desde 2008 e que teve condições de cooptar, verdade seja dita, setores de uma esquerda ultrapassada em nome de acordos nem sempre programáticos.
 
Esse é o motivo do o Espaço  dos Democratas da Esquerda da Zona Oeste (EDEZO) apoiar a candidatura de Marcelo Freixo para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Não somos tendência ou corrente de nenhuma organização política organizada. Desejamos ser o núcleo de uma esquerda que debata os novos caminhos para o século XXI. Portanto, declaramos esse apoio incondicional a aliança PSOL/PCB por ser o melhor caminho político para enfrentar as forças políticas do clientelismo político que se entranhou na cultura política carioca em diversos partidos. O clientelismo, o assistencialismo e o corporativismo não são privilégios do PMDB. Lamentavelmente, muitas forças políticas não perceberam que a sociedade deseja um novo rumo na política carioca. A vitória de Marcelo Freixo fará história na reorganização dessa forma de fazer política.
 
Uma vez que desejamos abrir caminho para uma nova forma de fazer política, defendemos a melhoria da qualidade política de nossa Câmara de Vereadores. Não podemos continuar convivendo com um legislativo municipal que seja "correia de transmissão" do mercantilismo do troca troca de votos. Primeiro, vereadores são eleitos por setores da sociedade que fazem o "mercado de seu voto" nas redes assistencialistas. Em seguida, esses vereadores se deixam seduzir pelas vantagens de apoiar o Governo municipal em troca de cargos comissionados. Não há ideias que circulem com vitalidade para enfrentar a crise econômica desse jeito.
 
Por isso, defendemos a reeleição do Vereador Paulo Pinheiro (PSOL - Número 50111) nesse momento grave da política brasileira. Ele soma a sua experiência política com a juventude de suas ideias. Ele soma sua independência política com sua flexibilidade para o diálogo com uma pluralidade de setores políticos que desejem debater soluções programáticas. Ele é um nome que representa um compromisso para que Bangu, Campo Grande, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz e Sepetiba sejam incluídas de forma soberana ao mundo do carioca através de serviços públicos de qualidade como Saúde e Educação.
 
A reeleição de Paulo Pinheiro deve representar a força dos ventos democráticos na organização da sociedade. Não é apenas mais um voto em um candidato progressista. Trata-se de um voto que possa dar impacto nos noticiários da cidade assim que saírem os resultados das urnas. Um voto que dará alegria a você eleitor de terceira idade, médio ou jovem. Homens, mulheres independente de opções sexuais. De todos os credos, pois somos uma força política plural e sem intolerância até com nossos adversários políticos. Precisamos de vocês que estão questionando esses nomes de práticas antigas em nossos bairros.  Leia. Reflita. Vote PAULO PINHEIRO 50111 para VEREADOR. Compartilhe essa ideia entre amigos e familiares. MUDAR É PRECISO!


Um comentário:

  1. No cenário caótico da política de nosso país, ficamos sem saber o que fazer e em quem votar. Tenho visto candidatos trocando votos por óculos, portões para condomínios e outros "favores". Pena que a maior parte da população se deixa enganar por estes que só recordam do povo às vésperas da eleição. trazendo falsas promessas.
    Sabendo de sua seriedade, Vagner, considerarei o candidato sugerido.
    Um abraço

    ResponderExcluir